Chevrolet Onix: os problemas e defeitos mais comuns do hatch

Correia dentada do motor tem sido o calcanhar de Aquiles da segunda geração do Onix e de seu irmão sedã, o Onix Plus

Chevrolet Onix de segunda geração estreou no mercado brasileiro em 2019, meses depois do lançamento do sedã Onix Plus. Ambos foram desenvolvidos na China como projeto global da joint-venture formada pela General Motors com a fabricante local SAIC – diferentemente da geração anterior, criada no Brasil a partir da plataforma Gamma da sul-coreana Daewoo.

Além do visual atualizado, o Chevrolet Onix de segunda geração ficou ligeiramente maior, recebeu itens de série então inéditos no segmento, como alerta de ponto cego, e evoluiu em segurançahatch é equipado de série com seis airbags e controles de estabilidade e tração desde a versão de entrada.

Por questão de custos, a suspensão traseira manteve o sistema de eixo de torção e os freios são a disco com ABS a nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras. 

O interior também melhorou, apesar dos bancos dianteiros inteiriços e da ausência de ajuste de altura do cinto para o passageiro dianteiro, com direito a revestimento em couro sintético e acabamento em duas cores na configuração topo de linha Premier

Essa versão, aliás, conta com ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, chave presencial, central multimídia MyLink com espelhamento sem fio de Android Auto e Apple CarPlay, sensores de estacionamento e até assistente autônomo de estacionamento. 

Outra importante evolução na segunda geração do Chevrolet Onix foi a adoção dos novos motores 1.0 flex de três cilindros e 12 válvulas da família CSS Prime no lugar dos antigos 1.0 e 1.4 de quatro cilindros e oito válvulas. Nas versões mais baratas, a variante naturalmente aspirada desse motor gera até 82 cv de potência e 10,6 kgfm de torque, sempre combinado ao câmbio manual de seis marchas.

Já a especificação turbo entrega 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, podendo ser associado à mesma caixa manual ou a um câmbio automático de origem GM, também de seis velocidades. Para oferecer uma manutenção mais barata, a fabricante optou por um pacote sem injeção direta de combustível, algo raro em motores turbo modernos. 

Ambas as motorizações são elogiadas pelo baixo consumo de combustível, mas o 1.0 turbo se sobressai pelo bom desempenho para um carro sem pretensões esportivas: com ele, o Onix hatch vai de 0 a 100 km/h na casa dos 10 segundos

Apesar de alguns casos de incêndio nas primeiras semanas de venda do Onix Plus, o sedã, devido a uma falha de sincronização do funcionamento do motor turbo em ambientes de temperatura mais elevada. O caso foi rapidamente resolvido pela Chevrolet e, atualmente, a família Onix é tida como um carro confiável e de manutenção relativamente barata. 

Ainda assim, é claro que há alguns problemas mais frequentes. O principal deles está na correia dentada do motor.

Quebra da correia do motor

Apesar da eficiência energética, os motores 1.0 de três cilindros do Chevrolet Onix vêm aborrecendo proprietários que se queixam da quebra prematura da correia de comando, que é lubrificada pelo óleo do próprio motor. Donos do hatch relatam no site Reclame Aqui e em fóruns na internet que o componente se rompe mesmo em unidades com baixa quilometragem e com histórico de revisões em concessionárias.

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